domingo, 30 de agosto de 2009

REFERÊNCIAS

Antes dos alunos partirem para uma prática em fotografia, assistiram apresentações de slides, com data-show, e comentários, sobre o trabalho de fotógrafos que foram importantes para o desenvolvimento desta arte, ainda no século XIX, como Felix Nadar, e outros mais atuais, como: Sebastião Salgado, Valter Vinagre, Peter Hugo, Martin Parr, entre outros, que através da criatividade e do envolvimento com seus temas, conseguem ainda surpreender usando uma tecnologia hoje tão banalizada.
O grupo também produziu pesquisas de imagens e textos sobre fotógrafos artistas para apresentações em aula. Para aqueles que estudaram e produziram mais amplamente, nota-se uma influencias dos artistas em seus trabalhos, mas não como cópia, e sim de uma forma espontânea e original.



Parque, Clayton Barbosa, 2009

Clayton, antes de realizar o seu trabalho prático, pesquisou a obra do paulista Cássio Vasconcellos, que constantemente elabora suas paisagens vistas sob inusitadas perspectivas e estruturas, dando-lhes um caráter fantástico, esta forma de abstrair a realidade sem dúvida influenciou o estudante.


Lapa, Rio de Janeiro, Cássio Vasconcellos




Larissa Soares, 2009

Foto que ilustra claramente a influência da autora pela obra de Sebastião Salgado, fotógrafo que pesquisou como parte teórica do seu trabalho, não só pelo uso do p&b, mas, também pela dramatização e grandiloquência das imagens produzidas por ela. As diferenças entre os locais retratados, Centro e Floresta, mostra de forma incrível a casualidade da semelhança entre as cenas.


Amazonas, Sebastião Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário